Execução de Estacas

Execução de estacas escavadas, tirantes e Estaca Mega

Fundações

Projetos e consultoria de fundações para edifícios de grande porte,
indústrias, comércio, shoppings e residências

Prova de Carga

Prova de carga estática em fundações, estacas, lajes,
pisos, solos e aterros até 500Tf

Sondagens Geotécnicas

Sondagem SPT-T, à trado, com poço de inspeção
Ensaios e Retirada de amostras indeformadas para caracterização

Concreto

Controle Tecnológico de Concreto. Laboratório em processo de
Acreditação no Inmetro, segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005

Contenção

Estudos completos de estruturas de contenções e terraplanagem
Projetos de barragens e lagoas de decantação

ACONTECE

Fique por dentro das informações e novidades do Grupo Politécnica-Ágilis

A Importância do Controle de Compactação de Aterros



Em algumas obras, nas quais o terreno não é nivelado, é necessário fazer ajustes para que a base para a construção seja mais uniforme. Por isso, muitas vezes é necessário o Aterro. Porém, quando se adicona terra para nivelar este terreno, é preciso se atentar para a qualidade desse material e também investir em uma boa compactação do mesmo. Isso porque, se essa etapa não for executada, corre-se um alto risco de a construção sofrer com graves rachaduras futuramente, pois o solo não estará suficiente firme para suportar suas cargas. 


Luft Ibiporã-PR


Este processo é feito através de ensaios de solo no campo ou em laboratório, com a finalidade de verificar o grau de compactação, a umidade do solo e o índice de vazios da camada compactada. Além disso, um técnico capacitado fiscaliza as passadas do equipamento de compactação, a espessura da camada e a umidade do solo.


SE Copel Bituruna-PR


Investir nessa etapa é muito importante, tanto para obras de grande porte como para as de pequeno porte, para garantir que a edificação estará bem apoiada sobre o solo e evitar preocupações com recalques e graves rachaduras.


SE Copel Bituruna-PR


Atualmente a Politécnica está realizando o Controle de Compactação de Aterros em diversas obras, dentre elas a nova fábrica da Coca Cola em Duque de Caxias - RJ, a nova Subestação da Copel em Bituruna-PR, e a nova sede da Luft Logistics em Ibiporã-PR.

Ampliação Hotel Bourbon em Atibaia-SP



A Politécnica tem executado diversos serviços na obra de Ampliação do Hotel Bourbon em Atibaia-SP; desde a elaboração do projeto de fundações, até a execução das estacas em hélice contínua. Todo o processo é feito com muito cuidado e estudo, pela equipe de Engenheiros e Técnicos da Politécnica, para garantir a qualidade do serviço.


Hotel Bourbon 1


Neste projeto estão sendo executadas estacas em hélice contínua de até 21 metros de profundidade. Este tipo de estaca é mais indicado para solos com nível de água elevado e é moldada in loco, perfurando o solo com um trado helicoidal, e injetando concreto na perfuração simultaneamente à retirada da hélice do solo. Após o término da fase de concretagem são colocadas armaduras em forma de gaiola. Estas armaduras visam proporcionar uma ligação consistente entre a estaca e o restante da estrutura. A principal característica dessas estacas é que permitem maior agilidade na execução do estaqueamento.


Hotel Bourbon 3


A Politécnica está trabalhando constantemente para a entrega desta obra e em breve o Hotel Bourbon de Atibaia-SP contará com sua ampliação para receber ainda melhor os mais diversos perfis de hóspedes.

Shopping Catuaí ganha reforço na contenção dos taludes



Talude do Shopping Catuaí após as fortes chuvas


Após as fortes chuvas ocorridas em janeiro deste ano, o talude do Shopping Catuaí de Londrina escorregou e precisou de uma nova solução para torná-lo estável.


O projeto desenvolvido pela equipe de engenharia da Politécnica indicou a utilização do sistema de Gabiões, que consiste em uma estrutura de pedras armadas com tela de arame recozido e flexível. Para a montagem deste sistema, foi necessário criar planos compactados no talude com pequena inclinação. Juntamente com a montagem das caixas do gabião, foram instaladas mantas drenantes por toda elevação. Para a drenagem superficial, foram construídas canaletas de captação das águas do escoamento superficial e de escadas de chuva para a condução da água até os locais adequados. 


Contenção com Gabião Caixa


Desta forma, a obra que se iniciou em junho com o Controle de Compactação da Politécnica já caminha para sua conclusão. Os gabiões já estão quase todos prontos e em breve o Shopping Catuaí terá seu talude totalmente estável.

Vem aí a nova fábrica da Coca-Cola no Rio

Após concluirmos os projetos de fundação e pavimentação da nova fábrica da Coca-Cola, em Duque de Caxias - RJ, estamos desde fevereiro deste ano realizando o Controle Tecnológico de Aterro desta obra.


Nova fábrica Coca-Cola no Rio

Palestra na UTFPR de Campo Mourão

Na noite do dia 26 de outubro de 2015, o Engenheiro Elias Cesar ministrou uma palestra para os alunos de Engenharia Civil, na UTFPR Campo Mourão. O tema foi "Ciências InExatas". Agradecemos aos alunos, ao Grupo PET e ao CAEC pela excelente recepção e pela oportunidade de compartilhar experiências.


Palestra UTFPR Campo Mourão

Semana de Engenharia UNIFIL 2015

No dia 14 de agosto, a empresa realizou uma visita técnica aos alunos participantes da Semana de Engenharia da UNIFIL para mostrar um pouco sobre fundações. Foi feita uma breve explicação sobre o projeto: a características do solo, profundidade das estacas, escolha do tipo de escavação e as particularidades da região aonde se encontra o terreno. Eles tiveram a oportunidade de ver como são feitas as escavações de estacas com hélice contínua, do começo ao fim, além da oportunidade de ver bem perto como é uma cortina atirantada.


Semana de Engenharia Unifil 2015

Curso de Férias na UNIFIL

Nos dias 1 e 2 de julho, participamos do Curso de Férias 2015 da Unifil, com o Curso Básico de Moldagem de Corpo de Prova de Concreto, ministrado pela Eng. Rebeka Ribas. Nos dois dias, os alunos tiveram uma rápida aula teórica e também puderam "colocar a mão na massa" e fazer a moldagem dos corpos de prova de concreto e sua ruptura na prensa. Foi um momento de muito aprendizado e com muita prática!


Curso de Férias UNIFIL

Politécnica presente no 8º Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia

Aconteceram entre os dias 23 e 25 de junho de 2015, o SEFE8 – 8º Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia e a 2ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, SP. A organização foi realizada pela ABEF, o SINABEF, a ABMS, a ABEG e o DFI. A equipe da Politécnica prestigiou o Seminário e a Feira, trazendo muitas novidades do setor para nossa empresa e nossos clientes.


Foto SEFE8