SISTEMA PROVISÓRIO DE REAÇÃO – SPR

Em 2023 o grupo Politécnica-Ágilis trouxe para seu escopo de serviços uma novidade que promete tornar a execução das Provas de Carga Etáticas mais rápida e econômica: o Sistema Provisório de Reação – SPR.

O SPR é constituído por trados metálicos helicoidais, os quais são cravados no solo utilizando um rotor hidráulico. Essa solução representa uma alternativa mais sustentável e econômica em comparação às tradicionais estacas de reação de concreto armado.

Garante uma instalação mais rápida, o que viabiliza a condução do ensaio de prova de carga estática em um tempo consideravelmente menor, enquanto mantém a eficácia quando comparado ao método tradicional de ancoragem.

O sistema é modular e flexível, adaptando-se a cada ensaio, com a capacidade de ajustar a quantidade de ancoragens de acordo com as propriedades do solo e a carga do teste.

Para cada ancoragem, o torque aplicado é cuidadosamente controlado com base na resistência do solo obtida durante a sondagem. Isso permite uma verificação precisa das diretrizes de projeto, assegurando que a capacidade de tração seja adequada para o teste planejado.

Uma vantagem adicional do SPR é a capacidade de realizar ensaios em estacas já executadas no local da obra, oferecendo uma gama mais ampla de opções e se ajustando ao cronograma da construção.

O SPR, quando empregado como sistema de reação para ensaios de prova de carga estática, está em conformidade com as normas NBR 16.903 e NBR 6.122. Isso assegura resultados tão satisfatórios quanto os alcançados com o sistema convencional.

A Ágilis acumula ampla experiência na realização de provas de carga em estacas de reação convencionais e, desde 2023, a empresa vem conduzindo testes de carga estática com o SPR em várias regiões do Brasil, comprovando sua eficácia, agilidade, confiabilidade e relação custo-benefício.

Imagens: Acervo Politécnica

mAIS NOTÍCIAS

Envie sua mensagem